domingo, 29 de novembro de 2009

Congonhas-Fé e Devoção são marcas presentes em todas as suas esculturas


Por muitos anos, Congonhas do Campo, ou melhor, Congonhas pertenceu ao município de Ouro Preto.Situada a 89 km da capital mineira, Congonhas oferece a seus visitantes, atração o ano inteiro. Em 1985, foi tombada como Monumento Cultural da Humanidade.


Conserva em suas obras de arte, monumentos inspirados na fé e na devoção, como exemplo: Os Passos da Paixão e os 12 Profetas, todos assinados por Aleijadinho.


Todas as esculturas foram produzidas em pedra sabão, matéria prima para a produção das obras naquela época. Os 12 Profetas estão espalhados ao longo da escadaria e da entrada principal da Igreja Basílica, e são considerados um dos principais pontos turísticos da cidade.


Além dessas importantes obras, Congonhas ainda possui vários outros pontos turísticos como: O Passo da Ceia, O passo do Horto, O Passo da Prisão, O Passo da Flagelação e Coroação de Espinhos, O Passo da Subida do Calvário, O Passo da Crucificação, Igreja do Rosário, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja São José, Igreja Nossa Senhora Dajuda, obras que resistem ao tempo, mostrando ao mundo toda a simplicidade da arte mineira

Congonhas ainda conta com Parques de águas naturais, dotados de grande infra-estrutura; O local é mais um dos bons motivos para visitar essa cidade.

sábado, 28 de novembro de 2009


Entre os dias 24 e 29 de Novembro, Bh será palco da Feira Nacional de Artesanato (FNA).

A feira que nesse ano completa 20 anos de realização, traz como tema o Brasil e toda sua diversidade cultural e artesanal.


Por seis anos consecutivos, o evento está sendo realizado no Expominas e traz o artesanato dos quatro cantos brasileiro.


Segundo a realizadora do evento e presidente do Instituti Centro Cape, Tania Machado, no ano passado passaram pelo evento cerca de 180 mil pessoas, esse ano a expectativa é que o mesmo numero de pessoas visitem o evento, mas afirma que ainda é cedo para se fazer qualquer estimativa.


A 20ª Feira Nacional de Artesanato conta com 1,1 mil estandes e cerca de 8 mil expositores de todos os estados brasileiros e de mais 12 países que estão expondo cerca de itens artesanais.


Maiores informações ligue:

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Delicias gastronomicas e culturais de Sabará


Famosa por seus festivais gastronômicos e pelas suas preciosidades arquitetônicas e culturais, Sabará, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte e faz parte do roteiro da Estrada Real, oferece a seus moradores e visitantes, diversão o ano inteiro.
Com belas paisagens e construções históricas, como a Capela Nossa Senhora do Ó, Museu do Ouro, Igreja do Rosário e Teatro Municipal, Chafariz Caquende, Sabará se destaca no complexo turístico mineiro.
Além de tudo isso, o carnaval é um dos melhores do estado, quem ali passa nessa época do ano, se remete aos carnavais de antigamente, com bandas de música, desfiles de bloco, além de prestigiar um belo desfile de escolas de samba, da própria cidade, que nos faz lembrar o carnaval carioca.
A gastronomia, nessa cidade é algo á parte, Sabará promove anualmente dois dos maiores festivais gastronômicos do estado: O Festival de Jabuticaba que ocorre no mês de Outubro, onde visitantes desfrutam de todas as iguarias produzidas pelos moradores tendo como matéria prima a jabuticaba. Outro evento importante é o Festival de ora-pro-nobis, planta típica da região durante esse período a culinária mineira leva um toque especial, todas as receitas apresentadas são a base dessa planta.
Mas os festivais não se baseiam apenas na culinária mineira, visitantes e moradores desfrutam nessa época de inúmeras manifestações artísticas como: musicais danças e teatro.
E é de lá de Sabará que surgiu a TV MURO, uma das menores emissoras de TV do mundo. Idealizada e criada pelo Chiquinho, a TV Muro, proporciona ao povo de Sabará, interatividade, humor e informação todos os dias.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Franciscópolis: Cidade aconchegante e de povo hospitaleiro.


Situada a 560 KM da capital mineira, no Vale do Jequitinhonha ;Franciscópolis, foi muitos anos distrito de Malacacheta. A cidade originou-se na década de 50, com a chegada das famílias Campeiro, Quadros, Guardafí, Oliveira e Pêgo, que no inicio, enfrentaram vários conflitos por propriedade de terra.. O meio de transporte utilizado na época era o cavalo, e as mercadorias chegavam ao local em lombo de animais.




Em 1956, intalou-se no lugarejo a primeira farmácia, pertencente aos Srs. Geraldo Luiz Magalhães e Domício Caires.



A cidade recebeu este nome em homenagem ao primeiro padre evangelista, Frei Francisco.Emancipou-se em 22 de Dezembro de 1995, por plebiscito.


Hoje Franciscópolis desponta como cidade acolhedora, conservando a herança cultural e religiosa dos seus primeiros moradores, apresentando grande evolução na história de sua educação, economia, saúde e bem estar da população.




Conta com um total de 6.428 habitantes, sendo que 2.057 residem na área urbana e 4.371 na área rural.



Além da hospitalidade de seus moradores, Franciscópolis, possui alguns pontos turísticos de grande expressão na região.



Um dos principais, é a Cachoeira do beijo, situada nas terras do Sr. José de Sulina.Bem como a Lagoa de Santo Aleixo, localizada no Córrego do Barreiro outras cachoeiras, distribuídas em toda zona rural da cidade

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Minas Gerais- estado do minério


A crise que assola a economia mundial , ainda não afetou a área da mineração.Uma das maiores companhias de mineração do mundo, a Vale do Rio Doce anunciou, hoje a descoberta das reservas de minério de ferro, nas cidades de Rio Pardo de Minas, no Norte de Minas e na cidade de Guanhães, situada no Vale do Rio Doce.

Na megajazida de Guanhães estima -se que seja possível extrair em uma única mina, 400 milhões de toneladas. João Carlos Cavalcanti, geólogo e sócio da GME4, acredita que seja criado na cidade de 20 a 40 mil empregos, o que nos faz acreditar que realmente a crise não afetou definitivamente o país. A GME4, além da exploração de minério, irá construir um minerodutoro que ligará o estado mineiro ao estado do Espírito Santo. O segundo maior da empresa no país, o Projeto de Guanhães responderá a cerca de 20% do PIB Mineiro.Cerca de US$ 800 milhões serão investidos e a GME4 estima vender cerca de 80% para sócios investidores.

Na reserva do norte mineiro, a estimativa é que a reserva produzirá cerca de 10 bilhões de toneladas de minério de ferro.

Minas, mais uma vez, se apresenta como um dos principais estados brasileiros, a contribuir para o crescimento da economia do país. A entrada de capital estrangeiro contribuirá para uma alavancada da economia mineira e nacional e afirmará no cenário econômico mundial que o Brasil é realmente um país em fase de desenvolvimento. É mais uma vez, a Vale agregando valor, ao povo brasileiro e ao Brasil.


Leia também:

Descoberta megajazida de minério de ferro em Minas Gerais

Vale investe 1 bilhão de reais e gera cerca de 3 mil novos empregos em Itabira




quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Senado- Crise ou artimanha política.


É degradante tudo que está acontecendo no cenário político nacional; e a crise do Senado aflorou ainda mais toda essa situação.Homens e mulheres que ali foram colocados para defender o interesse do povo, pensam e usam de todo o poder a eles designado, para defender seus próprios interesses.

Quando tudo isso vai acabar? O que nós cidadãos brasileiros podemos fazer para mudar tudo isso?A frase de um clássico seriado mexicano, se tornou uma das mais ouvidas no país; E AGORA QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?E a resposta, não se tem, pois na atual conjuntura política nacional, não temos muito a quem recorrer.

As discussões entre os parlamentares são constantes e o nivel delas não requer nem comentários. Parlamentares usam palavras de baixíssimo calão para se referirem uns aos outros e não se importam com a repercussão dos fatos.

Em menos de 04 anos, a presidência do Senado, mudou 02 vezes.Primeiro foi o Senador Renan Calheiros, que envergonhou todo o país com suas falcatruas e um pedido de renúncia foi o suficiente para calar as CPIs e todo o povo brasileiro.

Agora foi a vez do atual presidente , o senador José Sarney.Várias denuncias recorrem sobre o senador: nepotismo, atos administrativos secretos, pagamentos de horas extras indevidas, uso desordenado de celulares e de cotas de passagens foi tudo que se ouviu falar durante os últimos meses.

Não se sabe se tudo isso veio a tona,devido a disputa pela presidência do senado pelo PMDB e pelo PT, onde o PMDB saiu vitorioso.

Para a estudante de Jornalismo Pollyanna Ribeiro "existem outros interesses por trás desta crise já que o Sarney esteve a frente do Senado em outras oportunidades, cometeu arbitrariedades da mesma forma e nunca apanhou com tanta força. Esses mesmos Senadores que brigam com Sarney hoje, já foram seus aliados em um passado bem recente. Essa briga de caciques e coronéis vem com mais força, para atrapalhar os planos de sucessão do Presidente Lula."

Já a estudante do mesmo curso, Rafaella Spatara diz não ter esperança alguma de que isso chegue a algum lugar. Para ela a política brasileira é " uma vergonha e essas investigações vão dar no máximo na renuncia de Sarney,para que futuramente ele não seja impedido de ocupar outro cargo na política."

A única coisa que se sabe, é que todas as vezes que esses fatos ocorrem na politica brasileira , TUDO ACABA EM PIZZA.

Leia mais:
Conselho de Ètica arquiva ações contra José Sarney e Virgilio.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

"Romance" Encerra 4ª Mostra de Cinema


Na semana, onde tudo o que se ouve e que se fala remete ao amor, a 4ª Mostra de Cinema Comentado da Faculdade Estácio de Sá, se encerra com a exibição do filme "Romance" de Guel Arraes.

O filme conseguiu extrair de seus espectadores, além de suspiros, pelas cenas românticas, muitas gargalhadas.
A escolha do filme foi feita pela professora da Faculdade de Letras da UFMG e doutora em Literatura Comparada pela USP, Ivete Walty, que logo após a exibição, fez comentários sobre a obra.
Para Ivete, Guel Arraes, procura no filme, através da tragédia "Tristão e Isolda", o conflito existente entre televisão e teatro e para isso, o diretor usa de várias misturas, durante todo o filme: mistura comédia, romance e drama; mistura épocas, pois apresenta a história de Tristão e Izolda, de várias formas, em diferentes épocas, trabalhando assim com uma miscigenação do tempo, mistura elementos como amor, paixão, traição e sofrimento, além da mistura de teatro, cinema e televisão.

Possui, todo um jogo de ambiguidade, pois o filme possui um processo de uma historia, dentro da história, para assim nos contar a história, aproximando tempos e espaços, completamente adversos.
O filme discute uma questão evidente nos romances: "A ligação entre Paixão e Sofrimento" e como, isso foi forte e presente durante toda a idade média.

Nas mãos de Guel Arraes,“Romance” tem uma leveza que para alguns pode até parecer incompatível com a tragédia literária .
Ivete comentou alguns pontos e estratégicas específicas, ultilizadas pelo Diretor Guel Arraes, na produção do filme. Para ela, a escolha do filme se deu devido "a presença de traços fortes , tanto na temática quanto na organização filmica"

Veja o video:

quinta-feira, 4 de junho de 2009

CINEMA- ARTE E CULTURA


Cinema é muito mais do que apenas "comer pipoca", é se deliciar com histórias,é envolvimento, e principalmente é cultura.

Pensando assim, a Faculdade Estácio de Sá promove desde 2006, a "Mostra de Cinema Comentado", direcionada para os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda,sempre com uma abordagem específica sobre algum tema.

Esse ano, diferente dos anos anteriores, a Mostra não possui um tema específico.

Dentre os filmes que serão apresentados e discutidos está o filme "Romance"do diretor Guel Arraes , que será comentado por Ivete Walty, professora da Faculdade de Letras da UFMG.

O filme aborda o envolvimento amoroso entre um ator e diretor de teatro(Wagner Moura) e sua companheira de cena (Letícia Sabatella) e discute a relação entre o teatro, o cinema e a televisão.

Mesmo com esse nome, Romance, possui apenas algumas nuances para o romantismo. O filme é uma reprodução de um clássico na nossa literatura " Tristão e Isolda" e possui genero dramático, pois retrata um amor cheio de encontros e desencontros.

Na vespera do dia dos namorados, não poderiam escolher um filme, que aborde o amor, em toda a sua totalidade.


terça-feira, 26 de maio de 2009

PADRE FABIO DE MELO- TU ÉS ABENÇOADO

Músicas sempre marcam um momento em nossas vidas, Sejam eles bons ou ruins, havéra sempre uma musica para representá-los.

Assim como as músicas, seus compositores e/ou cantores, também possuem um dom de marcar uma fase que vivemos. Hoje o cantor que mais marca, o momento em que vivo, é o Padre Fébio de Melo.

Com suas letras e sua forma de expressão, Padre Fábio me levou a enxergar a vida com outros olhos, por isso posso dizer, que ele é "O CARA", um ser abençoado.

Nascido em Formiga, Minas Gerais ,no dia 03 de abril de 1971, Padre Fábio de Melo é o caçula de oito filhos do pedreiro Dorinato Bias Silva e da dona-de-casa Ana Maria de Melo Silva.Sacerdote católico, artista, escritor e professor universitário, pertence originalmente a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. Atua na Diocese de Taubaté, interior de São Paulo.

O Sacerdocio, veio mais tarde, no dia15 de Dezembro de 2001, após 16 anos de estudos em seminários, ordenou-se sacerdote na Igreja Matriz de São Vicente Ferrér, em sua cidade natal, pela imposição das mãos e oração consacratória do Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Alberto Taveira Corrêa.
A vida de cantor lhe rendeu oito gravções pela Paulinas-Comep, um pela gravadora Canção Nova e um projeto independente intitulado "Tom de Minas" . Seu primeiro trabalho produzido por uma gravadora secular, "Vida" foi lançado ple Som Livre. Ao todo, Fábio de Melo já vendeu mais de 1,2 milhão de cópias de CDs, além de 500 mil livros.

Como professor universitário, lecionou teologia na Faculdade Dehoniana de Taubaté. Também apresenta o programa Direção Espiritual na TV Canção Nova, às quintas-feiras, às 22:30 horas.

Na sua vida sacerdotal e espiritual tem como referência, além do padre Zezinho e do padre Joãozinho, o nosso saudoso padre Léo Tarcísio.

Padre Fábio de Melo faz questão de ressaltar que tudo o que escreve e faz é naturalmente evangélico. Suas composições são poesias que trazem a linguagem da sensibilidade, com uma roupagem moderna e com ritmos bem atuais. A mensagem de Jesus Cristo é o viés de suas composições.

A musica fala muito de sua vocação, através dos Cds mostra todo trabalho desde o inicio de sua jornada.

Segundo ele, “viver é deixar e receber marcas, já que todas as experiências da vida, sejam alegres ou tristes, sempre deixam marcas em nós”.
Veja o Vídeo:

segunda-feira, 18 de maio de 2009

domingo, 10 de maio de 2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

ORKUT- INTERAÇÃO OU INVASÃO


Criada em 24 de Janeiro de 2004, a rede social Orkut, logo virou mania mundial.Com o objetivo de ajudar seus membros a a criar novas amizades e manter relacionamentos , o Orkut, logo ganhou adeptos em todo o mundo. Hoje o Brasil é o segundo país com maior números de adeptos, atingiu uma marca de mais de 23 milhões de usuários brasileiros.

O Orkut, estimula a permanência de jovens na internet, e para muitos o site é uma forma de se libertarem da timidez, de expressarem seus sonhos, desejos, medos, de expressarem suas opiniões.

A busca por novos amigos, o reencontro com antigos antigos, a possibilidade de novos relacionamentos são os instrumentos que mais atraem as pessoas a se tornarem membros do site.
O que era para ser uma forma de interação, acabou por virar uma invasão da privacidade alheia.Além de gerar encontros, o orkut proporciona desencontros. Alguns desses desencontros tomam proporções enormes. Hoje, muitas pessoas deixaram de ser usuárias, devido a exposição que a rede proporciona.

A febre entre os adolescentes, o site ficou por alguns anos, como sendo o numero 1, em redes sociais, mas com a criação de novas redes como MYSPACE E O TWITTER, e devido a falta de segurança, o site, vem perdendo mercados e adeptos e até se ouve boatos de um possível fechamento e/ou encerramento total do site, que hoje é administrado pela GOOGLE BRASIL.

Muito ainda se discute sobre o verdadeiro objetivo do site, para muitos uma diversão, para lguns uma tentação..A partir daí surge a discussão de que muitas pessoas abrem mão de um contato físico, de sairem de suas casas, de passeios, de estudarem e se dedicam horas afim, a ficar na internet enviando e recebendo scraps.

A diversidade das mensagens, os gráficos, também se tornaram fortes atrativos do site.


Veja o Vídeo:

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Chuvas castigam região metropolitana de BH


Nos ultimos meses, a região metropolitana de BH, se viu várias vezes encoberta por nuvens, que geraram fortes tempestades. Em setembro do ano passado, uma forte chuva de granizo deixou boa parte da capital destruída.

Um temporal de apenas 15 minutos, danificou carros e inundou várias casas e ruas da região metropolitana. Com pedras de gelo, do tamanho de bolas de ping-pong, a chuva, deixou vários carros com vidros quebrados e a lataria amassada, além de destruir janelas de vários apartamentos.


Inês Oliveira Parreira, profissional liberal, afirma ter vivido momentos de terror, ela estava no momento da chuva, na BR040, próximo á região da CEASA. Inês conta que no momento da chuva, carros de passeio e caminhões se apertavam debaixo de viadutos e em embaixo de postos de gasolina, tentando se protegerem. Ela como não conseguiu um espaço nesse aperto, teve a lataria de seu carro, toda amassada.

Três meses depois, na noite de reveillon, a capital se viu novamente encoberta por nuvens que geraram uma forte tempestade. A cidade viveu novamente momentos de terror; ruas alagadas, casas inundadas, pessoas arrastadas pela forte correnteza.

A parte mais afetada, foi a Avenida Tereza Cristina, região próxima a avenida Amazonas, no Bairro Salgado Filho. Nessa região o Ribeirão Arrudas transbordou, destruindo uma boa parte da pista.

O mês de Janeiro, também foi marcado por tempestantes fortes, inundações e destruição de ruas, o ponto mais afetado foi novamente a avenida Tereza Cristina.

CHUVAS CAUSAM MAIS PREJUÍZO EM BH

Após dar uma trégua, a chuva voltou a castigar a capital. No ultimo dia 16, uma forte chuva, deixou ruas e carros destruídos. A região mais afetada dessa vez, foi o Prado; as ruas Erê , Platina e a Avenida Francisco Sá, ficaram alagadas e vários carros foram arrastados pela força da água.

Alunos da Faculdade Estácio de Sá que fica na rua Erê, ainda tentaram salvar seus carros que ficam estacionados nas ruas afetadas, mas não conseguiram.

A estudante do curso tecnólogo de Marketing, Lilian Oliveira viu seu Fusca, ser arrastado pela correnteza. Lilian relata que seu carro teve perda total, pois o mesmo foi totalmente submerso.A parte elétrica esta oxidando, entrou água no tanque de gasolina; bancos, forro e demais partes internas do veículo estão arruinadas.

Veja o vídeo:



Voltar para a pagina inicial

segunda-feira, 30 de março de 2009

Novo acordo ortográfico


Como uma forma de unificar a ortografia, nos vários países, que usam a Lingua Portuguesa como Lingua Mãe, surgiu o NOVO ACORDO ORTOGRAFICO. Muitas dúvidas ainda permeiam o acordo.
O porquê de tais mudanças, o que mudou e o que continuará?, são as perguntas mais frequentes no meio educativo.

Palavras como assembléia perderam o acento agudo,o trema por sua vez deixou de existir, o hífen desapareceu de algumas palavras, o acento circunflexo teve seu fim em palavras onde há repetição de vogais e as letras mudas que só eram apenas mais uma letra sem função alguma nas palavras, tiveram também seu fim.
Mas mudou apenas a escrita, a pronuncia continua a mesma.

No Brasil, onde a educação pública ainda é tão precária e tão frágil,não seria necessário a principio fazer uma verdadeira reforma no setor educacional,para assim fazer uma reforma ortográfica.

Para os criadores o acordo não veio apenas para padronizar a escrita, mais para simplificar a ortografia em todo processo educacional.

Vale pensarmos se o consideramos verdadeiramente um acordo, ou apenas um desacordo, em relação a tudo aquilo que meus pais aprenderam e que nós aprendemos.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Etica na nova profissão


A estudante de Jornalismo Rafaella Spatara, de 30 anos, quer dedicar seus últimos meses na faculdade a pesquisar o impacto das novas mídias e tecnologias na divulgação e construção de textos em notícias de grande repercução como crimes passionais na vida de pessoas comuns. Rafaella , que no segundo semestre de 2009 fará o trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, acredita que a ética estudada e vista todos esses anos de curso, nem sempre ou com muita freqüência cai por terra banalizando e vulgarizando a profissão do Jornalista. E esse para ela é um debate mais que oportuno.


Desde que decidiu estudar jornalismo, Rafaella se preocupa em seguir as regras da profissão e aplicá-las em seus materiais acadêmicos. O caso escolhido como objeto de estudo para a análise que fará será o da estudante Daniele Jequeline Ramos, baleada no campus da faculdade Uni - Bh em abril de 2008. devido a proximidade com os envolvidos pode acompanhar de perto o trabalho da imprensa e se decepcionou decidindo assim fazer um estudo do caso analisando e comparando em diferentes jornais da época, as gafes e barrigas dos meios de comunicação comparandoas assim com as normas e ética na profissão de Jornalista.




Veja o vídeo:





Leia também: Estudante de jornalismo analisa a volta da terceira idade ao convívio social através da prática de exercícios físicos.

quinta-feira, 5 de março de 2009

BARRIGAS DA IMPRENSA BRASILEIRA



Errar é humano! Sábio ditado que para a imprensa brasileira não veio bem a calhar.No ultimo episódio, noticiado pela Rede Globo, por outras redes de Tv e por vários jornais imprensos brasileiros, no suposto atentado a brasileira Paula de Oliveira , a imprensa brasileira, falhou e falhou de uma maneira horrível.


Toda a imprensa nacional, noticiou o fato, basendo-se nas informações de apenas uma das partes envolvida e assim se viu sendo ridicularizada em todo o mundo.

Apelar para o sentimentalismo nacional, de que todo imigrante brasileiro é sempre maltratado em países europeus e ns EUA, fez com que a imprensa brasileira agisse de uma forma não ética.

Casos como esse são sempre vistos, como no caso da Escola-Base, onde a imprensa nacional, condenou aquele Casal, mesmo antes de serem ouvidos e julgados.

O que se tem certeza, é de que vários interesses, estão por trás desses constantes erros, que vem corromper e desestruturá toda uma ética jornalística.




BRASILEIRA MUDA VERSÃO NOVAMENTE
A brasileira Paula de Oliveira teria confessado farsa.


Roger Muller, advogado de defesa da brasileira Paula de Oliveira, que disse ter sido atacada por neonazistas na Súiça, afirmou que a confissão feita por sua cliente no ultimo dia 13 , á polícia, onde a mesma, admite ter infligido golpes em seu corpo, não poderá ser usada como prova no inquérito aberto contra ela.De acordo Muller, todos os depoimentos feitos por Paula foram protocolados, mas apenas o depoimento perante a Promotoria e com presença do advogado, tem valor de acordo com o código penal, o que ainda não aconteceu.Muller afirma que Paula mantém a primeira versão apresentada a polícia, onde ela afirma que foi atacada por neonazistas, que fizeram cortes em seu corpo e acabaram causando o aborto dos gêmeos dos quais estava grávida.

BRASILEIRA DIZ TER SIDO ATACADA POR SKINHEADS


Uma advogada brasileira de 26 anos foi espancada e teve boa parte do corpo retalhado por estilete na Suíça por três homens brancos e carecas que pareciam skinheads. Grávida de três meses de gêmeas, Paula Oliveira sofreu aborto na mesma noite, quando foi socorrida e internada em hospital universitário de Zurique. O ataque aconteceu quando ela estava na estação de trem de Dubendorf. A brasileira foi arrastada pelo grupo até uma área cercada por árvores e atacada pelos homens por cerca de 10 minutos.Quando foi abordada, a advogada, que é branca, falava ao celular em português com a mãe, que mora no Brasil, o que faz aumentar a suspeita de que o grupo que a atacou é composto por simpatizantes nazistas.

terça-feira, 3 de março de 2009

CRONICA

LUGAR RESERVADO


Certa manhã de inverno, acordava eu, meio cabisbaixa, como se carregasse o peso do mundo sobre minhas costas, mas na verdade tudo isso era uma grande e inexplicável preguiça.

Realizei todas as minhas tarefas matinais, e fui caminhando a passos lentos para o ponto do ônibus. Com tamanha preguiça surgia um único pensamento... “vou pegar um buzão cheio, não terá nenhum lugar pra sentar, uma hora e vinte minutos em pé, meu dia vai começar bem.” .E o pior que nem era uma segunda-feira.

Com o pensamento envolto em ter que ir em pé, surge então o ônibus, lotado como era de se esperar. Mas eis que surge uma luz no fim do túnel, havia um lugarzinho vazio, um único lugarzinho na frente, reservado por lei para idosos, obesos, grávidas, deficientes etc. Mas naquela manhã nem me importara com isso, me acomodei naquele lugarzinho mesmo, e ainda respirei aliviada, pois naquele dia ia me sentar.

A cada parada do ônibus, rezava para que não entrasse nenhum velhinho, ou nenhuma daquelas pessoas que tinham preferência em sentar naquele lugar. O tempo foi passando e eu me acomodava cada vez mais naquele lugar, sem nem me preocupar com nada. Por um instante fechei meus olhos e quando os abri, surge ao meu lado uma velhinha, mal conseguindo se apoiar, com tantos balanços do ônibus.

Fechei meus olhos novamente e comecei a pensar. “Levanto ou não levanto? Deixo essa velha sentar? Afinal, o que essa senhora tem que sair de casa tão cedo? Aposto que está indo passear, parece que faz isso só pra irritar. Não vou levantar não, afinal não sou a única que está sentada no lugar que dizem ser deles, e não duvido nada, assim que eu me levantar e ela sentar, não dou 10 minutos e ela já ta descendo do ônibus.”

Mas naquele momento começava dentro de mim um enorme conflito interno, como se dentro de mim existisse um anjo e um demônio, que viviam em constantes atritos. Meu lado bonzinho (o anjo), consciente, ético dizia: “levanta daí garota, imagine-se por um momento nessa idade, não foi essa educação que seus pais te deram. Ela tem direito de sentar aí, você está nova, pode ficar um tempo em pé, sem comprometer seu bem estar físico.”

Mas, por outro instante, surge ele, o meu lado demônio, que insistia impiedosamente em me dizer: “ Fica quieta aí, essa velha não tinha nada que sair de casa agora, podia estar em casa, sentada em uma cadeira de balanço ou até mesmo cuidando de suas plantinhas, mas está aqui, incomodando, não saia, afinal, você, vai trabalhar todo o dia e ainda terá que estudar a noite, não saia.”

O conflito durou por alguns minutos (pelo menos para mim) e quando decidi me levantar para dar o lugar a quem era de direito. Abri os meus olhos e percebi que já era o momento de descer, pois o ônibus já chegara ao local onde desço todas as manhãs.

Ao descer o conflito continuou, fiquei por alguns instantes a refletir: o que fiz?O que a maioria das pessoas fazem. Apropriamos de direitos que não são nossos. Ficamos a esperar que alguém tome uma atitude, quando a atitude de mudança deve partir de nós mesmos. Aí então percebi que aquele lugar, aquele único lugarzinho, que para mim, parecia ser a tábua de salvação, era um lugar reservado.

O que para mim perdurara apenas alguns minutos, para aquela velhinha com certeza foi uma eternidade.
Cronica, feita no 5º periodo.

BOAS VINDAS

OI GALERA, ESPERO QUE GOSTEM DO MEU BLOG E DAS REPORTAGENS QUE AQUI IREI PUBLICAR. TODAS FORAM FEITAS COM MUITO ENTUSIASMO E DEDICAÇÃO.