Situada a 560 KM da capital mineira, no Vale do Jequitinhonha ;Franciscópolis, foi muitos anos distrito de Malacacheta. A cidade originou-se na década de 50, com a chegada das famílias Campeiro, Quadros, Guardafí, Oliveira e Pêgo, que no inicio, enfrentaram vários conflitos por propriedade de terra.. O meio de transporte utilizado na época era o cavalo, e as mercadorias chegavam ao local em lombo de animais.
Em 1956, intalou-se no lugarejo a primeira farmácia, pertencente aos Srs. Geraldo Luiz Magalhães e Domício Caires.
A cidade recebeu este nome em homenagem ao primeiro padre evangelista, Frei Francisco.Emancipou-se em 22 de Dezembro de 1995, por plebiscito.
Hoje Franciscópolis desponta como cidade acolhedora, conservando a herança cultural e religiosa dos seus primeiros moradores, apresentando grande evolução na história de sua educação, economia, saúde e bem estar da população.
Conta com um total de 6.428 habitantes, sendo que 2.057 residem na área urbana e 4.371 na área rural.
Além da hospitalidade de seus moradores, Franciscópolis, possui alguns pontos turísticos de grande expressão na região.
Um dos principais, é a Cachoeira do beijo, situada nas terras do Sr. José de Sulina.Bem como a Lagoa de Santo Aleixo, localizada no Córrego do Barreiro outras cachoeiras, distribuídas em toda zona rural da cidade
isso é uma mentira. Falta muito nessa história. Porque não contar a verdadeira história do municipio?
ResponderExcluirPois não Li... Quando for possível conte para o mundo a "verdadeira" história de Santa Cruz atual Franciscópolis!
ResponderExcluirSerá um prazer prá gente!