Na semana, onde tudo o que se ouve e que se fala remete ao amor, a 4ª Mostra de Cinema Comentado da Faculdade Estácio de Sá, se encerra com a exibição do filme "Romance" de Guel Arraes.
O filme conseguiu extrair de seus espectadores, além de suspiros, pelas cenas românticas, muitas gargalhadas.
A escolha do filme foi feita pela professora da Faculdade de Letras da UFMG e doutora em Literatura Comparada pela USP, Ivete Walty, que logo após a exibição, fez comentários sobre a obra.
Para Ivete, Guel Arraes, procura no filme, através da tragédia "Tristão e Isolda", o conflito existente entre televisão e teatro e para isso, o diretor usa de várias misturas, durante todo o filme: mistura comédia, romance e drama; mistura épocas, pois apresenta a história de Tristão e Izolda, de várias formas, em diferentes épocas, trabalhando assim com uma miscigenação do tempo, mistura elementos como amor, paixão, traição e sofrimento, além da mistura de teatro, cinema e televisão.
Possui, todo um jogo de ambiguidade, pois o filme possui um processo de uma historia, dentro da história, para assim nos contar a história, aproximando tempos e espaços, completamente adversos.
O filme discute uma questão evidente nos romances: "A ligação entre Paixão e Sofrimento" e como, isso foi forte e presente durante toda a idade média.
Nas mãos de Guel Arraes,“Romance” tem uma leveza que para alguns pode até parecer incompatível com a tragédia literária .
Ivete comentou alguns pontos e estratégicas específicas, ultilizadas pelo Diretor Guel Arraes, na produção do filme. Para ela, a escolha do filme se deu devido "a presença de traços fortes , tanto na temática quanto na organização filmica"
Veja o video:
Nenhum comentário:
Postar um comentário