domingo, 29 de novembro de 2009

Congonhas-Fé e Devoção são marcas presentes em todas as suas esculturas


Por muitos anos, Congonhas do Campo, ou melhor, Congonhas pertenceu ao município de Ouro Preto.Situada a 89 km da capital mineira, Congonhas oferece a seus visitantes, atração o ano inteiro. Em 1985, foi tombada como Monumento Cultural da Humanidade.


Conserva em suas obras de arte, monumentos inspirados na fé e na devoção, como exemplo: Os Passos da Paixão e os 12 Profetas, todos assinados por Aleijadinho.


Todas as esculturas foram produzidas em pedra sabão, matéria prima para a produção das obras naquela época. Os 12 Profetas estão espalhados ao longo da escadaria e da entrada principal da Igreja Basílica, e são considerados um dos principais pontos turísticos da cidade.


Além dessas importantes obras, Congonhas ainda possui vários outros pontos turísticos como: O Passo da Ceia, O passo do Horto, O Passo da Prisão, O Passo da Flagelação e Coroação de Espinhos, O Passo da Subida do Calvário, O Passo da Crucificação, Igreja do Rosário, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja São José, Igreja Nossa Senhora Dajuda, obras que resistem ao tempo, mostrando ao mundo toda a simplicidade da arte mineira

Congonhas ainda conta com Parques de águas naturais, dotados de grande infra-estrutura; O local é mais um dos bons motivos para visitar essa cidade.

sábado, 28 de novembro de 2009


Entre os dias 24 e 29 de Novembro, Bh será palco da Feira Nacional de Artesanato (FNA).

A feira que nesse ano completa 20 anos de realização, traz como tema o Brasil e toda sua diversidade cultural e artesanal.


Por seis anos consecutivos, o evento está sendo realizado no Expominas e traz o artesanato dos quatro cantos brasileiro.


Segundo a realizadora do evento e presidente do Instituti Centro Cape, Tania Machado, no ano passado passaram pelo evento cerca de 180 mil pessoas, esse ano a expectativa é que o mesmo numero de pessoas visitem o evento, mas afirma que ainda é cedo para se fazer qualquer estimativa.


A 20ª Feira Nacional de Artesanato conta com 1,1 mil estandes e cerca de 8 mil expositores de todos os estados brasileiros e de mais 12 países que estão expondo cerca de itens artesanais.


Maiores informações ligue:

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Delicias gastronomicas e culturais de Sabará


Famosa por seus festivais gastronômicos e pelas suas preciosidades arquitetônicas e culturais, Sabará, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte e faz parte do roteiro da Estrada Real, oferece a seus moradores e visitantes, diversão o ano inteiro.
Com belas paisagens e construções históricas, como a Capela Nossa Senhora do Ó, Museu do Ouro, Igreja do Rosário e Teatro Municipal, Chafariz Caquende, Sabará se destaca no complexo turístico mineiro.
Além de tudo isso, o carnaval é um dos melhores do estado, quem ali passa nessa época do ano, se remete aos carnavais de antigamente, com bandas de música, desfiles de bloco, além de prestigiar um belo desfile de escolas de samba, da própria cidade, que nos faz lembrar o carnaval carioca.
A gastronomia, nessa cidade é algo á parte, Sabará promove anualmente dois dos maiores festivais gastronômicos do estado: O Festival de Jabuticaba que ocorre no mês de Outubro, onde visitantes desfrutam de todas as iguarias produzidas pelos moradores tendo como matéria prima a jabuticaba. Outro evento importante é o Festival de ora-pro-nobis, planta típica da região durante esse período a culinária mineira leva um toque especial, todas as receitas apresentadas são a base dessa planta.
Mas os festivais não se baseiam apenas na culinária mineira, visitantes e moradores desfrutam nessa época de inúmeras manifestações artísticas como: musicais danças e teatro.
E é de lá de Sabará que surgiu a TV MURO, uma das menores emissoras de TV do mundo. Idealizada e criada pelo Chiquinho, a TV Muro, proporciona ao povo de Sabará, interatividade, humor e informação todos os dias.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Franciscópolis: Cidade aconchegante e de povo hospitaleiro.


Situada a 560 KM da capital mineira, no Vale do Jequitinhonha ;Franciscópolis, foi muitos anos distrito de Malacacheta. A cidade originou-se na década de 50, com a chegada das famílias Campeiro, Quadros, Guardafí, Oliveira e Pêgo, que no inicio, enfrentaram vários conflitos por propriedade de terra.. O meio de transporte utilizado na época era o cavalo, e as mercadorias chegavam ao local em lombo de animais.




Em 1956, intalou-se no lugarejo a primeira farmácia, pertencente aos Srs. Geraldo Luiz Magalhães e Domício Caires.



A cidade recebeu este nome em homenagem ao primeiro padre evangelista, Frei Francisco.Emancipou-se em 22 de Dezembro de 1995, por plebiscito.


Hoje Franciscópolis desponta como cidade acolhedora, conservando a herança cultural e religiosa dos seus primeiros moradores, apresentando grande evolução na história de sua educação, economia, saúde e bem estar da população.




Conta com um total de 6.428 habitantes, sendo que 2.057 residem na área urbana e 4.371 na área rural.



Além da hospitalidade de seus moradores, Franciscópolis, possui alguns pontos turísticos de grande expressão na região.



Um dos principais, é a Cachoeira do beijo, situada nas terras do Sr. José de Sulina.Bem como a Lagoa de Santo Aleixo, localizada no Córrego do Barreiro outras cachoeiras, distribuídas em toda zona rural da cidade