quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Minas Gerais- estado do minério


A crise que assola a economia mundial , ainda não afetou a área da mineração.Uma das maiores companhias de mineração do mundo, a Vale do Rio Doce anunciou, hoje a descoberta das reservas de minério de ferro, nas cidades de Rio Pardo de Minas, no Norte de Minas e na cidade de Guanhães, situada no Vale do Rio Doce.

Na megajazida de Guanhães estima -se que seja possível extrair em uma única mina, 400 milhões de toneladas. João Carlos Cavalcanti, geólogo e sócio da GME4, acredita que seja criado na cidade de 20 a 40 mil empregos, o que nos faz acreditar que realmente a crise não afetou definitivamente o país. A GME4, além da exploração de minério, irá construir um minerodutoro que ligará o estado mineiro ao estado do Espírito Santo. O segundo maior da empresa no país, o Projeto de Guanhães responderá a cerca de 20% do PIB Mineiro.Cerca de US$ 800 milhões serão investidos e a GME4 estima vender cerca de 80% para sócios investidores.

Na reserva do norte mineiro, a estimativa é que a reserva produzirá cerca de 10 bilhões de toneladas de minério de ferro.

Minas, mais uma vez, se apresenta como um dos principais estados brasileiros, a contribuir para o crescimento da economia do país. A entrada de capital estrangeiro contribuirá para uma alavancada da economia mineira e nacional e afirmará no cenário econômico mundial que o Brasil é realmente um país em fase de desenvolvimento. É mais uma vez, a Vale agregando valor, ao povo brasileiro e ao Brasil.


Leia também:

Descoberta megajazida de minério de ferro em Minas Gerais

Vale investe 1 bilhão de reais e gera cerca de 3 mil novos empregos em Itabira